Mesa de acordo com as Regras de Etiqueta - Serviço à Francesa

O serviço a Francesa é um arte e, como tal, deve ser levada a sério. Dentro da Etiqueta tradicional, é um dos mais elegantes estilo de serviço, possuindo todo um ritual, que, apesar de ser considerado rígido, tem origem na lógica, o que torna muito fácil de aprender. Seguem algumas dicas.
  •  Os guardanapos não precisam acompanhar o tecido da toalha, mas devem estar em harmonia com a mesma;
  • Os sousplats não são obrigatórios, mas conferem um ar festivo e requintado. Hoje em dia existem sousplats de vários materiais, e preços também;
  • O Prato de sopa deve estar sobre o raso, o mesmo se aplica às taças de consomê;
  • Talheres ficam a dois dedos da borda da mesa, paralelos ao prato e com a mesma distância entre eles. À esquerda do prato coloque os garfos: o maior (para carnes) a dois dedos do prato e, em seguida, o menor ( para peixe ou salada). À direita do prato, ficam as facas, na mesma ordem dos garfos. O corte das facas deve estar voltado para dentro, na direção do prato. No caso de servir sopa, a colher deve estar ao lado da faca de peixe ou de entrada, à direita.
  • Em geral, os talheres de sobremesa são colocados acima do prato: o garfo com os dentes apontados para a direita; e a colher apontando para esquerda, o uso da faquinha de sobremes só é exigido quando forem servidos queijos e/ou frutas.
Amanhã publico sobre o uso das Taças e Copos. Espero que tenham gostados das dicas, é sempre bom estar por dentro, não é mesmo? Amanhã tem mais.....

Comentários

  1. Uhuuuuuuu ...... estou amando este blog !!!!!!!!VC sabe das coisas heinnnn ?!!!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi muitas das coisas que sei com vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porta Guardanapo Dália Roxa

PGD no 40 forever - TKS meninas!!!