sexta-feira, 16 de março de 2012

Serviço de Mesa



Xícaras chinesas Artísticas

Caracterizada pela brancura e translucidez, a porcelana - aqui representada por estes belíssimos conjunto de xícaras artisticamente trabalhados - foi confeccionada pela primeira vez na China durante a dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.). Os chineses a chamavam yao e o termo porcellana (molusco de concha branca e brilhante), foi dado pelo célebre viajante italiano Marco Polo (1254-1324).

A idade de ouro da cerâmica chinesa foi durante a dinastia Song (960-1279) com a proliferação dos famosos fornos, tanto no sul quanto no norte da China.


A partir da dinastia Yuan (1279-1368), quando passaram a controlar o pigmento azul, de modo que ele pudesse ser utilizado em detalhes pincelados, o sudeste do país se transformou no mais importante centro de cerâmica chinês.

A louça azul e branca alcançou seu ponto alto, durante a dinastia Ming (1368-1644).

Já na dinastia Qing (1644-1911), os esmaltes da “família verde” se tornaram populares no reinado do imperador Kangxi e a “família rosa” no reinado de Youngzheng.

O complexo de fabricação da cerâmica atingiu sua perfeição durante o século XVIII quando desfrutou do patrocínio da corte, especialmente do imperador Qianlong, grande colecionador e incentivador das artes.

Dizem os historiadores que a cerâmica chinesa produzida a partir daí, são meras imitações dos modelos antigos.


Tentando atingir a perfeição da chinesa, os italianos criaram uma porcelana a partir da mistura de argila e vidro, facilmente diferenciada por ser de consistência mais mole.

Só em 1707, é que os químicos alemães Johann Friedrich Böttger e Ehrenfried Walter von Tschirnhaus, conseguiram desvendar o segredo da fórmula da verdadeira porcelana similar à chinesa.


Dedico este Post a uma amiga que já me é muito querida! Obrigada pela Dica!
E tb a Aparecida Nunes, que vi pelo Face que tb é apaixonada por elas!

Um comentário:

  1. pernelle60@hotmail.com18 de março de 2012 17:35

    Querida Dani.
    Boa tarde!
    Adorei a matéria sobre as preciosas xícaras.
    Parabéns!
    Abraços
    Pernelle

    ResponderExcluir