Serviço de Mesa
Xícaras chinesas Artísticas
Caracterizada pela brancura e translucidez, a porcelana - aqui representada por estes belíssimos conjunto de xícaras artisticamente trabalhados - foi confeccionada pela primeira vez na China durante a dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.). Os chineses a chamavam yao e o termo porcellana (molusco de concha branca e brilhante), foi dado pelo célebre viajante italiano Marco Polo (1254-1324).
A idade de ouro da cerâmica chinesa foi durante a dinastia Song (960-1279) com a proliferação dos famosos fornos, tanto no sul quanto no norte da China.
A louça azul e branca alcançou seu ponto alto, durante a dinastia Ming (1368-1644).
Já na dinastia Qing (1644-1911), os esmaltes da “família verde” se tornaram populares no reinado do imperador Kangxi e a “família rosa” no reinado de Youngzheng.
O complexo de fabricação da cerâmica atingiu sua perfeição durante o século XVIII quando desfrutou do patrocínio da corte, especialmente do imperador Qianlong, grande colecionador e incentivador das artes.
Dizem os historiadores que a cerâmica chinesa produzida a partir daí, são meras imitações dos modelos antigos.
Só em 1707, é que os químicos alemães Johann Friedrich Böttger e Ehrenfried Walter von Tschirnhaus, conseguiram desvendar o segredo da fórmula da verdadeira porcelana similar à chinesa.
Dedico este Post a uma amiga que já me é muito querida! Obrigada pela Dica!
E tb a Aparecida Nunes, que vi pelo Face que tb é apaixonada por elas!
Querida Dani.
ResponderExcluirBoa tarde!
Adorei a matéria sobre as preciosas xícaras.
Parabéns!
Abraços
Pernelle